quarta-feira, 2 de junho de 2010

Meio Ambiente e Biodiversidade

Artigo

Meio Ambiente e Biodiversidade

Por: Cyntia Dias


O mundo se volta para discutir o tema biodiversidade ou diversidade biológica. Em Rondônia não seria diferente. Começou em 30 de maio e se estenderá até 5 de junho a Semana do Meio Ambiente promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e parceiros.



A Sedam promove diversas atividades como palestras e oficinas em vários pontos de Porto Velho. Hoje acontece na Casa de Cultura Ivan Marrocos, das 8h às 20h, brincadeiras, exposição de trabalhos, atendimento jurídico, bingo, mostra de vídeos ambientais e sala verde. O Objetivo dessas ações é sensibilizar e orientar a população quanto à proteção da diversidade biológica na região amazônica, principalmente no Estado de Rondônia.



A biodiversidade da Amazônia Legal é uma das mais ricas do mundo. Estima-se em cerca de um milhão de espécies animais e vegetais, o que representa a metade das espécies registradas em todo o planeta. São cerca de 2500 tipos de peixes, 2500 tipos de pássaros, 3500 tipos de árvores com mais de 30 cm de diâmetro. Hoje, cerca de 70% dos resultados da medicina moderna, provêm de plantas das florestas tropicais, apenas em cancerologia.



Segundo a Sedam, vários trabalhos são desenvolvidos para ajudar na preservação do ecossistema. Atividades como desenvolvimento de sabão ecológico, brinquedos ecológicos e programas de proteção a mata ciliar. No interior do Estado atuam grupos de educadores ambientais e agentes ambientais.



Apesar de todos os esforços do Governo de Rondônia, ainda é visível abusos cometidos por grandes madeireiros, mineradoras e produtores da área rural, principalmente os grandes agropecuaristas. Como os atos da secretaria se focam principalmente nos ribeirinhos e pequenos produtores, os grandes destruidores, por assim dizer, acabam ficando impunes.



Como as ações da Sedam com relação a esses grandes poluidores só acontece depois que ocorre uma denúncia, fica muito difícil barrá-los. Outro motivo, é a desculpa de que o Estado precisa se desenvolver. Isso é verdade. Já passou da hora de Rondônia crescer. No entanto, há diversas formas de fazê-lo respeitando o meio ambiente e a biodiversidade.



A solução mais lógica seria trabalhar com desenvolvimento sustentável, até porque, medidas paliativas como as que são tomadas corriqueiramente não serão o suficiente. Estamos perdendo muito da Fauna e da Flora de nossa região por causa da tolerância dos órgãos governamentais em relação ao desmatamento, as queimadas e ao tráfico de animais silvestres.



Claro que a população pode sim colaborar. Mas, também é necessária uma ação mais enérgica das instituições públicas, para se não acabar, ao menos diminuir, os crimes ambientais cometidos dentro do nosso Estado. Agora mais do que nunca o mundo todo se volta para discutir o tema Meio Ambiente e Biodiversidade. Não podemos andar na contramão do mundo globalizado.

Um comentário:

  1. Não entendi quando você fala de "todos os esforços do governo de Rondônia" se pesquisar um pouco nos últimos anos a atuação do governo na área ambiental foi uma das piores da história do Estado. Infelismente a bandeira que a atual gestão está levantando é o agronegócio. Uma lástima já que estamos na Amazônia e este modelo econômico é predatório. A população tem a obrigação de colaborar seja reduzindo o consumo, reciclando, entre outros, e a fundamental, sabendo votar nos políticos que tenham propostas de sustentabilidade para a nossa região. O meu desejo é que este tema não fique em pauta apenas uma semana. Mais que esteja presente todos os dias.
    Abços!

    ResponderExcluir