sábado, 19 de junho de 2010

Vacina contra pneumococos já está disponível nas Unidades de Saúde de Porto Velho


Crianças de até 12 anos e idosos devem ser levadas aos postos de vacinação

Por: Cyntia Dias


As mães devem levar seus filhos de até 12 anos de idade as Unidades de Saúde para vaciná-los contra pneumococos. A vacina já foi incluída no calendário vacional e já está disponível em todos os postos de saúde. As crianças de até um ano de idade devem tomar três doses e mais uma de reforço, as que têm acima de um ano tomam dose única.

A vacina contra pneumococos reduz o risco de infecções graves causadas pelo Streptococcus pneumoniae ("pneumococo"). Esta bactéria é causa comum de infecções respiratórias (otite, sinusite, pneumonia), e também pode ocasionar infecções generalizadas (meningite, sepse). A anti-pneumocócica protege contra as formas mais graves de doença (pneumonia, meningite e sepse). Além disso, diminui a transmissão do S. pneumoniae de uma pessoa para outra, o que é importante em asilos para idosos (ou ambientes semelhantes).

De acordo com Daniel Pires de Carvalho, diretor clínico do Hospital Cosme e Damião, o aumento das doenças respiratórias estão relacionadas ao período de chuvas, clima seco e as queimadas. Nessa época do ano, aumentam os casos de doenças respiratórias, principalmente asma e pneumonia. Os grupos mais afetados são as crianças e os idosos. A incidência maior é sobre as crianças lactantes de até dois anos de idade que sofrem mais quando são acometidas por este tipo de doenças, afirmou o diretor.



Manoel Gomes de Lima, 60 anos, aposentado, levou o filho de 10 anos para receber nebulização por causa da asma brônquica. A criança apresenta a doença desde os cinco anos de idade, mas já estava há um ano e meio sem sentir os sintomas. Lima conta que ontem o filho começou a se sentir falta de ar, cansaço, chiado no peito e tosse. Hoje pela manhã não houve mais jeito, ele teve que levar a criança ao médico para fazer inalação.

Como evitar o aparecimento de doenças respiratórias

Os pais ou responsáveis devem tomar alguns cuidados em casa, como: fazer a criança ingerir bastante líquido, evitar ambientes de grande aglomeração, evitar o hábito de fumar, manter uma alimentação adequada, manter o ambiente arejado e limpo, tomar cuidado na escolha do material de limpeza evitando cheiros muito fortes, usar pano úmido ao invés de varrer a casa, manter o calendário de vacinação em dia. Caso a criança apresente algum sintoma de doença respiratória, como: tosse, cansaço, chiado no peito, febre ou recusa alimentar, os responsáveis devem procurar o médico imediatamente e evitar a automedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário