segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Doutor Raiz: Símbolo da cultura das ervas que curam

01-08-2010


Conhecimento Popular

Doutor Raiz: Símbolo da cultura das ervas que curam

Cyntia Dias

É no Mercado Central de Porto Velho que se encontra João Galdino de Souza, o “Doutor Raiz”, famoso por seu conhecimento a respeito das mais variadas espécies de plantas e ervas medicinais. O Doutor de tão conhecido já até reivindica reconhecimento público pela sua colaboração para a história local. Considerado por alguns como patrimônio vivo, Doutor Raiz quer ter seu nome em uma rua da Capital, uma avenida talvez, quem sabe alguém resolva escrever um livro, uma biografia à seu respeito, até. O doutor já fez palestras na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e foi fonte para diversos trabalhos acadêmicos.

João Galdino, 73, trabalha desde criança como raizeiro, essa é uma profissão que vem de família, o pai, o avô, todos ligados a terra e a floresta. Filho de nordestinos nasceu no Estado do Amazonas, no Purus, teve 18 filhos, três esposas, continua casado com a terceira, 20 netos e uma memória excelente. Galdino diz que deu o nome de todos os filhos e que lembra perfeitamente o nome de todos eles inclusive dos netos.

O raizeiro está em Rondônia há 27 anos, há 33 trabalha como camelô e há 21 anos atende em um dos 95 boxes do Mercado Central. Cerca de 50% da clientela é fixa, conquistada com o bom trabalho desenvolvido. O estoque de mercadorias conta com ervas de todos os tipos, desde as típicas da Amazônia até as importadas. Os remédios feitos pelo próprio Galdino é para cura de doenças nos rins, próstata, infecções, inflamações, até uma gripe comum.

Com um compromisso pessoal pela vida o Doutor Raiz se recusa a vender ervas abortivas. Mesmo com a procura e com a facilidade de ganhar um dinheiro extra, o raizeiro preza em primeiro lugar pela vida do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário