segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Rondonistas de volta para casa

01-08-2010


Projeto Rondon

Rondonistas de volta para casa

Cyntia Dias

Após 15 dias nas terras de Rondon chegou a hora dos 320 estudantes de várias universidades do país retornar para suas casas. Esta foi uma experiência de vida marcante para a maior parte desses jovens que nunca antes haviam visitado um Estado da Região Norte. Lander A. da Silva, 27, estudante de Educação Física da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Rio Grande do Sul, foi encaminhado junto com sua equipe para Mirante da Serra, um dos 16 municípios escolhidos para receber as ações do Projeto. Pela primeira vez em Rondônia, o universitário diz que essa foi com certeza uma realização pessoal e profissional.

Os estudantes sentiram na pele algumas das principais características da região. Além de encontrarem uma cultura diferente, com pessoas de comportamento mais acolhedor, as principais diferenças relatadas pelos rondonistas dizem respeito ao clima extremamente quente (normal essa época do ano), a abundância de recursos naturais e uma alimentação mais rica em peixes e frutas típicas da Amazônia.

A troca cultural entre os universitários e as comunidades foi proveitosa para ambos os lados. A equipe de Mirante da Serra, por exemplo, além das palestras e dos cursos ministrados, arrecadou em Caxias do Sul 1.500 livros, 700 Kg de material educativo e duas cadeiras de rodas, que foram doadas para a Associação de Pais e Amigos dos Especiais (APAE) de Mirante.

A universitária do 8° período do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo, Marciele Risson, 21, conta como foi a sua primeira experiência em Rondônia. Ela diz que o aprendizado foi muito grande e que considera uma superação dos seus próprios limites. A estudante lembra que os rondonistas foram muito bem recebidos pela população de Buritis e que sentiu algumas diferenças entre as regiões, principalmente no sotaque, nas comidas mais apimentadas, na falta de feijão preto, no excesso de poeira e fumaça, e no clima demasiadamente quente da região.

O Projeto Rondon foi criado em 11 de julho de 1967. Em 2005, recebeu nova configuração do governo federal. Desde então, o Rondon já levou mais de 9.800 rondonistas a cerca de 630 municípios brasileiros. Coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Projeto dá oportunidade para estudantes e professores conhecerem a realidade brasileira, aprimorar sua formação e contribuir para o desenvolvimento local das comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário