quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ficha limpa, reajuste dos aposentados e Transposição

Três assuntos tomaram conta das pautas jornalísticas do dia em Rondônia. O Projeto de Lei conhecido como Ficha Limpa que torna inelegíveis os candidatos que forem julgados e condenados por crimes como corrupção, assassinato e tráfico de drogas. O reajuste dos aposentados que foi aprovado em 7,72% e que deverá ser sancionado pelo presidente da república Luís Inácio Lula da Silva. E não menos importante foi a aprovação da Medida Provisória 472 que transpõe os servidores do ex-território de Rondônia - ano de 1981 a 1991- aos quadros da União. Portanto, estes se tornam servidores federais.

Sobre o Ficha limpa há muitos céticos. Alguns parlamentares acreditam que o projeto não valerá para estas eleições ou que a Lei não retroagirá para punir quem foi condenado antes da sanção pelo presidente da república. Outros acreditam que há muitas falhas no texto o que poderá oferecer muitos recursos de defesa para os candidatos prejudicados.

Finalmente os aposentados conseguiram o seu tão brigado e merecido aumento. Foram muitas batalhas, mas eles conseguiram o reajuste de 7,72% e principalmente conseguiram a supressão do fator previdenciário. Agora resta esperar que Lula seja sensível à causa e sancione a Lei sem vetos. Infelizmente para os velhinhos há quem acredite que o presidente vetará a parte que acaba com o fator previdenciário. Esperamos que não.

Finalmente a Transposição parece que vai acontecer em Rondônia. A matéria já foi votada na Câmara dos Deputados e agora aguarda a sanção presidencial. A bancada de Rondônia se uniu e parece que desta vez, vai. Mais há um porém. Andam dizendo por ai que o barco é muito pequeno para tanto tripulante. Será que vai mesmo?? Vamos esperar para ver. Façam as suas apostas.

Na minha humilde opinião esse Ficha Limpa vai dar em nada. Lula vai vetar o fator previdenciário ou os 7,72% dos aposentados. E muita gente vai se decepcionar com essa tal de Transposição. Espero que não, maaaaaaas.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário