sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dando a volta por cima



Dando a volta por cima

Por: Cyntia Dias

 Quer saber de uma coisa, também achava essa coisa de “auto-ajuda” pedante, mas há certas verdades que não se pode deixar que se percam no esquecimento. São verdades cotidianas e que de tão simples acabam por passarem despercebidas ao olhar do observador mais atento.


Vejamos como funciona o pensamento positivo. Você está indo mal no trabalho, não tem paciência com a família, não consegue dar atenção para os seus amigos, parece que ninguém te compreende e então você começa a se sentir para baixo. O sentimento de derrota pode realmente levar as pessoas a adoecerem fisicamente e as levarem a derrotas na vida afetiva e profissional. Faz muito sentido não faz. Ou você é o tipo de pessoa que só faz as coisas bem feitas se estiver mal-humorado ou deprimido? Se for, bem você é uma pessoa incomum.


O fato é que o nosso bem-estar influi diretamente nas nossas ações. A coisa do “pensamento positivo” não resolve os problemas é verdade, mas ajuda não se tornando mais um problema. Se você tem um monte de problemas, a depressão será apenas mais um. Às vezes é preciso respirar fundo e tentar enxergar as soluções. E se não houver soluções? Bem, ai não vai precisar se preocupar já que sabe que não há remédio. Como dizia a minha avó, “o que não tem remédio, remediado está”.


E o mundo não vai acabar por causa disso. Muitas outras coisas vão acontecer depois. Algumas muito piores outras muito melhores. O mundo vai continuar girando quer você queira, ou não. O tempo não vai parar só porque você está chateadinho, felizmente o mundo gira, e em uma dessas voltas você estará sorrindo de novo e se sentindo um vencedor.


Acredite: o verão escaldante não dura o ano todo, nem tão pouco o inverno rigoroso. As estações são quatro e quer uma delas esteja boa ou ruim um dia acaba para dar início a outra. As estações se sucedem uma após a outra. Afinal o sol radiante tem que dar lugar a lua majestosa.


Tudo no universo é infinito e as suas possibilidades de sucesso são incontáveis. Observe: as notas musicais, por exemplo, são apenas sete. Porém com apenas sete notas musicais é possível compor uma infinidade de melodias, tantas que é impossível contabilizar. Assim acontece com as cores primárias, suas combinações geram tantos tons que seria impossível visualizá-los todos; e também as combinações de sabores que são infinitas e humanamente incontáveis.


Assim são as habilidades humanas. Temos todo o poder que quisermos. Temos todo o conhecimento que precisamos. Inteligência, todos a tem. O que é preciso é aprendermos a usar as nossas capacidades, os nossos dons. Todos nós temos facilidades para fazermos algumas tarefas, em outras não levamos jeito algum.


O que você precisa descobrir é em que você é bom. Todo mundo é bom em alguma coisa. Você precisa olhar para dentro de você mesmo e se enxergar. Você precisa se reconhecer, mais sem preconceitos. E você precisa se gostar. Você tem que se olhar no espelho da sua alma e dizer “esse (a) sou eu, e eu me aceito. Eu sou bom (boa) nisso, vou trabalhar para melhorar e vou ser o (a) melhor”. Você só precisa dar o primeiro passo. Você só precisa acreditar em si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário