segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Fios baixos da Via Cabo podem ter causado acidente envolvendo caminhão e moto na capital

http://www.oobservador.com/cidades/not_cid8118,0.html


Acidente ocorrido há quase um mês com caminhão, em Porto Velho, quebrou fios elétricos, destruiu muro e atingiu motocicleta que estava estacionada em frente a residência. Os prejudicados ainda esperam ressarcimento por parte da Via Cabo que manteria fios muito abaixo do que é estabelecido em lei, o que teria ocasionado o acidente.

Aconteceu no dia 22 de outubro às 15h24, de acordo com o registro de ocorrência nº 6962-2009, acidente envolvendo caminhão Scania R 112 H 4X2, placa IDB-3697, em nome de Isabel Zamban Perondi, condutor Leo Mario Perondi e motocicleta Honda C-100 BIZ, placa NCS-3625/Porto Velho/RO, proprietário/condutor Tiago Cunha de Oliveira.

Segundo os condutores e testemunhas do acidente, o caminhão trafegava na Rua Tenreiro Aranha, sentido bairro Centro, enquanto a motocicleta estava estacionada em frente a casa nº 2872, Rua Tenreiro Aranha. Quando o caminhão quebrou os fios da rede elétrica e da Via Cabo da residência de Orlandina dos Santos Pimentel foram atingidos o muro e o padrão de energia. O muro caiu em cima da motocicleta de Tiago Oliveira causando amassaduras e arranhões no veículo, além de entortar o guidão. Após registrar ocorrência, os veículos foram liberados aos condutores.

Orlandina e Tiago enviaram ofício 152/09, recebido no dia 04/11, para o administrador da Via Cabo a fim de informar e notificar a empresa pelo fato dos fios da Via Cabo não se encontrarem na altura adequada, o que teria ocasionado o acidente dias antes do caminhão que quebrou os fios e derrubou o muro de Orlandina em cima da motocicleta de Thiago. Até o momento a empresa Via Cabo não se manifestou a respeito do acidente.

Os prejudicados culpam a Via Cabo pelo ocorrido já que ficou comprovado que o caminhão estava em situação regular de tamanho, altura adequada, de acordo com a legislação brasileira.

De acordo com o ofício, a Via Cabo teria prazo máximo de 24h para ressarcir os danos materiais e morais acrescidos de juros e correção monetária sob pena de ser ajuizado ação competente para o ressarcimento desses bens. Os danos materiais causados pelo acidente para Tiago ficaram no valor de R$ 445,00, já os de Orlandina Pimentel conforme declaração do mestre de obras custará R$ 486,30.

De acordo com Tiago no dia do acidente ele havia estacionado a moto na calçada da vizinha porque em frente ao escritório de contabilidade onde trabalha não havia mais espaço. Por volta de umas 3h30 ele ouviu um barulho. Era o caminhão que havia quebrado os fios da Via Cabo e da Ceron da residência da vizinha, Dona Orlandina. Os fios derrubaram o muro que caiu por cima da moto amassando e arranhando todo o veículo, afirmou.

Segundo Dona Orlandina, a Via Cabo arrumou novamente os fios e a Ceron também, mas até agora ninguém a ressarciu do dano. O muro Continua destruído e o entulho está na frente da casa. Alegando que a justiça é muito lenta a filha de dona Orlandina, Giseli Pimentel Lapa, diz que por ela não vão correr atrás do prejuízo.

-“A empresa de Transporte, dona do Caminhão Baú que causou o acidente, alega que está de acordo com a lei e responsabiliza a Via Cabo. A empresa Via Cabo culpa a Ceron por ter colocado os fios muito abaixo do padrão que a lei estabelece. Este é um jogo de empurra-empurra. Por mim, esquecemos isto. A justiça no país é lenta. Não vale a pena a dor de cabeça", argumentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário