quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Óleo de avestruz desenvolvido em Rondônia é único no mundo

http://www.oobservador.com/cidades/not_cid7928,0.html


Desenvolvido como suplemento alimentar, o óleo de avestruz criado em Mirante da Serra – Rondônia é rico em ômega 3, 6 e 9. A produção do óleo se dá de forma sustentável e visa manter a estruthiocultura na região. Hoje a produção do óleo é tão vantajosa que torna a comercialização da carne uma atividade secundária.

Segundo José Francisco Cardozo, criador de avestruz e presidente da Aprom (Associação Pró-desenvolvimento de Mirante da Serra), o óleo é um suplemento alimentar natural. Não possui nenhuma interferência de produtos químicos.

José Francisco criou e desenvolveu o óleo de avestruz. Desde 2004 ele faz congressos e estuda as propriedades do óleo das aves. Há cerca de dois anos o óleo começou a ser comercializado. Por todo o país existe uma rede de revendedores do produto. Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Amazonas são só alguns exemplos.

O município de Mirante da Serra possui uma criação de 150 avestruzes destinadas exclusivamente para a produção do óleo. Segundo Cardozo, criador do óleo, a SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus) e CBA (Centro de Biotecnologia do Amazonas) apóiam o desenvolvimento industrial do óleo para fabricação de cosméticos.

Até fevereiro espera-se que a fábrica que desenvolve o óleo em Mirante da Serra comece a funcionar com o selo da Anvisa. A fábrica é responsável por criar produtos cosméticos os mais variados. Todos à base do óleo. São cremes para a pele, óleos para massagens, hidratantes e protetor solar. De acordo com Cardozo, a maioria das pastorais da Igreja Católica trabalha usando o óleo de Avestruz, rico em ácidos graxos, para ajudar na complementação alimentar dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário