quarta-feira, 18 de novembro de 2009

V Marcha Zumbi será neste sábado (21)

http://www.oobservador.com/cidades/not_cid8200,0.html


O movimento negro de Porto Velho promove através da ACCUNERAA (Associação Centro de Cultura Negra e Religiosidade Afro-Amazônia) e de seu presidente Silvestri Antonio a V Marcha Zumbi. O evento acontecerá no dia 21 de novembro às 16h. A concentração será na Praça Madeira Mamoré de onde sairá a marcha do movimento social negro da capital.

O percurso compreende as ruas Sete de Setembro, Marechal Deodoro, Carlos Gomes e termina na Praça Aluísio Ferreira, localizada na Avenida Farquar. As bandas Accuneraa e Bateria do Asfaltão estão encarregadas de animar a marcha em todo o percurso. O encerramento se dará com os shows de Carlinhos Maracanã, Bubu Johnson, Heitor, Coopembamas, Central Reggae e Ageleste.

O presidente da ACCUNERAA, Silvestri Antonio, espera que o evento atraia entre 2 e 3 mil pessoas de todos os segmentos do movimento negro, seja ele cultural ou religioso. A marcha carrega o slogan “Quem é de Axé diz que é”. Segundo Silvestre, esse slogan foi idealizado para que as pessoas comecem a se assumir como negras.

A população brasileira entre negros e pardos chega a cerca de 70%. Pelo menos os que se assumem negros ou pardos. “A marcha é importante porque é um momento de reflexão e comemoração dos avanços sociais que a comunidade negra conseguiu através das lutas e também é um momento para relembrar Zumbi dos Palmares, afirmou Silvestre.

Serão discutidos durante a V Marcha Zumbi o feriado nacional de 20 de novembro dia da consciência negra, a implementação imediata da lei 10.639 que torna obrigatório o ensino de história da África nos níveis médio e superior e o Estatuto da igualdade social que será votado no dia 20 de novembro no senado em Brasília.

Os participantes do movimento negro ainda pretendem cobrar do Governo do Estado a criação do Conselho Estadual de promoção da igualdade.

Silvestre lembra que dia 20/11 haverá um tributo a Orlandinho da Estácio no Mercado Cultural às 20h. O evento é gratuito.

Orlandinho da Estácio foi um dos fundadores do grupo Cabeça de Negra, o primeiro movimento negro do estado. Era cantor, compositor e líder do movimento negro. Também foi um dos idealizadores do Conselho Municipal da Cidadania Negra. Morreu no dia 06 de novembro de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário