segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cerca de 70% dos acreanos que se mudam escolhe RO ou AM como destino

http://www.oobservador.com/cidades/not_cid7790,0.html


Matéria divulgada na Agência Brasil ontem (25/10) mostra que de acordo com os estudos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) o perfil do imigrante brasileiro no caso das pessoas que saem do Acre os estados de destino são principalmente Rondônia e Amazonas. Juntos, Rondônia e Amazonas absorvem quase 70% dos acreanos que se mudam.

A pesquisa mostra que a migração interna brasileira se dá prioritariamente para cidades próximas, dentro de um mesmo estado. Como segunda opção, as pessoas mudam para estados dentro de uma mesma região e só em último caso mudam de regiões pobres, como Nordeste e Norte, para as mais ricas, como Sul e Sudeste.

Fenômeno nacional

O coordenador do Núcleo de Informações Sociais do Ipea, Herton Araújo disse para a reportagem da Agência Brasil que o país está vivendo um refluxo de imigrantes nordestinos para São Paulo.

No início dos anos 2000, a tradição de nordestinos, especialmente os baianos, se mudarem para a capital paulista havia diminuído e eram os paulistanos que estavam perdendo população para o Nordeste, num fenômeno chamado de migração de retorno. Em 2008 esse fluxo inverteu-se novamente e o Nordeste voltou a mandar mais gente para São Paulo. Agora só o Censo de 2010 pra saber melhor o que houve, afirmou.

* Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário