quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Locadora mais antiga de Cacoal fecha as portas

http://www.oobservador.com.br/cidades/not_cid7729,0.html


PIRATARIA

Locadora mais antiga de Cacoal fecha as portas

Funcionando há mais de 20 anos a video locadora mais antiga de Cacoal anunciou que irá fechar as portas. O motivo é a concorrência desleal com a pirataria


A KARINY VIDEO LOCADORA localizada na Rua Antônio de Paula Nunes 1071, centro, no município de Cacoal se rende. A locadora mais antiga da cidade, funcionando há mais de 20 anos, anunciou que irá fechar as portas no dia 1º de novembro deste ano. O proprietário da vídeo locadora, Wilson Antonio Rodrigues, alega ser a concorrência desleal da pirataria o principal motivo do encerramento das atividades.

O fenômeno que acontece em Cacoal já aconteceu em Porto Velho e em todas as grandes cidades do país. A pirataria cresceu e toma forma cada vez mais ameaçadora. Invade o mercado. Quase todo mundo compra CDs ou DVDs piratas. È mais barato. Fácil de encontrar. Em Porto Velho o comércio dos piratas funciona até a noite. A Avenida Sete de Setembro, centro da capital, fica tomada de telas com produtos pirateados. São dezenas de ambulantes, trabalhadores informais que muitas vezes realmente não têm outra fonte de renda. Essas pessoas se tornam presas fáceis para os grandes fornecedores de produtos falsos.

Quase todos os comércios têm um lugar reservado para colocar os produtos. Às vezes escondido. Na maioria dos casos em exposição. Pode-se dizer que é quase impossível acabar com esse comércio. Apesar da ilegalidade, a pirataria gera renda. As pessoas que compram não param para pensar nas conseqüências. O dinheiro fica com o tráfico, mas a maioria das vezes vai para sustentar famílias. È necessário gerar emprego para retirar essas pessoas da marginalidade. Enquanto não tiverem outra opção será impossível para as autoridades retirarem os CDs e DVDs piratas da praça, bem como outros produtos que também são falsificados e ajudam a impulsionar a indústria da pirataria no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário