quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Manifestantes liberam a BR-364

http://www.oobservador.com/cidades/not_cid6462,0.html


Os trabalhadores rurais que fecharam a BR-364 km 690, logo depois do município de Candeias do Jamari, resolveram formar uma comissão de negociação para irem até o INCRA negociar a pauta de reivindicações. A BR que havia sido bloqueada desde as 7h da manhã já está liberada.

A manifestação aconteceu hoje, terça-feira (11). A FETAGRO (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia) juntamente com mais de três mil produtores rurais fecharam a BR – 364. Os produtores exigiam o cumprimento da agenda feita para negociação com o Governo do Estado, Ministério Público Estadual e Federal, INCRA e Ministério do Meio Ambiente.

Segundo o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri, as reuniões que deveriam acontecer nos dias 11, 12 e 13 na sede do INCRA foram suspensas porque as autoridades competentes não confirmaram presença. Como não poderia haver negociação sem a presença desses representantes a diretoria da Federação dos Trabalhadores decidiu por fazer bloqueio na BR – 364 em protesto.

O protesto que começou às 7h da manhã só terminou quando a FETAGRO resolveu formar uma comissão para irem negociar no INCRA junto com as autoridades competentes. A principal exigência dos manifestantes é a revisão do Código Florestal. De acordo com Lázaro, as novas regras do código estariam inviabilizando o trabalho dos pequenos produtores rurais. “Não se pode comparar um agricultor com pequenas posses a um grande latifundiário, do jeito que está não vai sobrar terra para o produtor trabalhar e manter o sustento da família já que ele terá que reflorestar a área quase toda”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário