segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mototaxistas rebatem acusações de que seriam os maiores causadores de acidentes de trânsito

Mototaxistas de Porto Velho afirmam que acidentes de moto envolvendo mototaxis são mais incomuns do que com ônibus coletivo e microônibus. A categoria apresenta uma série de pesquisas feitas pelo SIAT-FOR (Setor de Engenharia de Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza) que mostra o crescimento de acidentes envolvendo transporte coletivo.

Pesquisas recentes comprovam que mototaxistas sofrem menor índice de acidentes de acordo com estudos do Setor de Engenharia de Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza – SIAT-FOR. Desde janeiro de 2001 esse sistema de informações coleta dados e informações sobre acidentes de trânsito.

De acordo com o SIAT-FOR, em 2007 aconteceram 28 acidentes com vítimas fatais envolvendo ônibus e microônibus do transporte público. Com motocicletas, o número sobe para 117 acidentes fatais. Foram detectadas duas mortes em acidentes com táxi. Segundo o estudo, não houve um único acidente envolvendo mototaxistas no ano pesquisado.

Em 2006, as pesquisas continuam comprovando que os ônibus coletivos causam mais acidentes que os mototaxis. Do total de 29 acidentes fatais, foram contabilizadas 21 mortes em acidentes com ônibus cadastrados da ETUFOR. Os números somaram apenas três acidentes fatais com mototaxistas, quatro com transporte alternativo e um com táxi.

Os mototaxistas de Porto Velho reúnem-se amanhã (18/08) às 8h da manhã em frente à Câmara Municipal. O objetivo dos cerca de 800 mototaxis é pressionar os vereadores a votar a favor da mudança na Lei Orgânica do Município o que permitirá regulamentar a profissão.

A votação ocorrerá às 4h da tarde na Câmara Municipal. Os mototaxistas dizem que contam com o apoio da população e que têm sido apoiados também por parte dos vereadores. A categoria precisa de onze votos. Eles já contam com o apoio de vereadores como Jean Oliveira, Mariana Carvalho, Elis Regina do SINDEPROF, DJ Moisés, Cláudio da Padaria, Jaime Gazola e Eduardo Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário