segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mototaxistas fazem carreata nas ruas da capital

Mototaxistas se reuniram na Praça das Três Caixas D’água hoje pela manhã (17/08). Da Praça a categoria saiu em carreata pelas ruas da capital. O objetivo era mobilizar a comunidade e as autoridades públicas para a votação de amanhã que o correrá na Câmara de Vereadores sobre a suplementação da Lei Orgânica do município que proíbe a regulamentação da profissão dos mototaxis em Porto Velho.

O vice-presidente da Cooperloc e mototaxista, Ney de Abreu, 37, disse que a carreata foi pacífica. Os mototaxistas pretendem com essas manifestações rebater as acusações que a mídia faz com comerciais que denigrem a imagem dos trabalhadores. Segundo Ney, o número de acidentes com mototaxistas cooperados é pequeno se comparado ao dos ônibus. Sindicatos como o SITETUPERON e o SINTAXI mancham a imagem dos mototaxis na televisão sem provas concretas, afirma.

Atualmente existem sete cooperativas, três regulamentadas. São a Cooperloc e a Coopev, a Coopermototaxi e a Cooperbrasil. Existem 800 mototaxistas cooperados. No geral a categoria soma cerca de três mil pessoas entre os que participam de cooperativas e os que são independentes. Hoje, a categoria precisa de 11 votos para mudar a Lei Orgânica do Município o que permitirá que se coloque em pauta o projeto de regulamentação dos mototaxistas na capital. Os mototaxistas acreditam que têm esses votos, segundo Ney de Abreu.

A carreata que deveria fazer o trajeto saindo da Praça das Três Caixas D’água seguindo pela Avenida Sete de Setembro, Nações Unidas, Almirante Barroso, Campos Sales, Jatuarana, BR-364, Rio Madeira, Rio de Janeiro, Mamoré, Plácido de Castro, Amador dos Reis, Amazonas, Mamoré e Calama teve o percurso diminuído em razão de Cláudio Carvalho ter apresentado hoje, no mesmo horário da carreata, proposta na Câmara que visa a não permitir a mudança da lei. O término da carreata ocorreu na Câmara Municipal de vereadores. Compareceram cerca de 80% da categoria.

Amanhã (18/08) os mototaxistas se reunirão a partir das 8h da manhã na Câmara onde devem permanecer até as 4h da tarde quando começará a votação que poderá permitir a mudança da Lei Orgânica do Município. De acordo com Ney de Abreu, a população apóia a regulamentação dos mototáxis, agora só precisam da aprovação dos vereadores para conseguir aprovar o projeto de lei que regulamenta a categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário