domingo, 2 de agosto de 2009

Porto Velho: Uma cidade cheia de conflitos sociais e culturais



Você está em: O OBSERVADOR > nacional > política

CONTRASTES

Porto Velho: Uma cidade cheia de conflitos sociais e culturais

De um lado construções abandonadas, terrenos baldios, casebres decadentes. Do outro, condomínios luxosos, casas elegantes, carros importados

2009-07-31 - 14:06:00 - CYNTIA DIAS/O OBSERVADOR


A capital de Rondônia apresenta uma triste realidade para os moradores, sejam eles rondonienses ou migrantes. De um lado vêem-se casas elegantes e luxuosas, do outro, casebres paupérrimos. O mato toma conta dos terrenos abandonados. A situação de Porto Velho é crítica.

Porto Velho é uma cidade cheia de conflitos sociais e culturais. Parte do que nós temos como cultura foi adquirida dos migrantes que vieram de outros países e de outras regiões do Brasil que se fundiu com a cultura local.

A capital está cheia de conflitos, como por exemplo, casas extremamente bem construídas junto a casebres e construções abandonadas. O rico bem próximo do pobre como não acontece em nenhum outro lugar.

Terrenos são abandonados próximos a condomínios elegantes em bairros nobres. Construções são esquecidas e ameaçam ruir. Falta saneamento básico, faltam calçadas para os pedestres; falta praticamente tudo. O poder público não dá conta de notificar todos os proprietários.

Os locais de lazer também são os mesmos. A distância que separa as pessoas em suas castas sociais ainda é bem pequena aqui. Mas isso não vai durar muito tempo. Porto Velho está crescendo como nunca antes, haja vista a construção das hidrelétricas no Rio Madeira.

A população espera não ter que se deparar mais com esse tipo de cena abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário