sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Rondônia registra dois casos de influenza A

http://www.oobservador.com/nacional/not_nac6518,0.html

Até a manhã de hoje (14/08) o estado de Rondônia confirmou dois casos de gripe suína, sendo que um desses causou a morte de um jovem de 23 anos. O Estado tem 16 pessoas com suspeitas da doença. O resultado dessas 16 amostras só chegará do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, na semana que vem segundo a presidente do Comitê Estadual de Enfretamento à Pandemia contra Influenza A H1N1 Mirlene Moraes.

No momento sabe-se que as pessoas que tiveram contato com o rapaz que morreu de gripe A não apresentaram sintomas da doença, que é durante o período de sete dias. As recomendações para a população, de acordo com o Comitê, são as mesmas que já vêm sendo feitas, para que continue tomando medidas de prevenção, como a de se evitar aglomerações, lavar as mãos com freqüência e, em caso de qualquer sintoma suspeito, procurar uma unidade de saúde mais próxima.

Mirlene Moraes informou em nota divulgada na imprensa (13/08) que a Secretaria de Estado da Saúde também tomou medidas para facilitar a distribuição de medicamentos. Através de uma portaria, foi descentralizada a distribuição de medicamentos para as seis regionais de saúde existentes no Estado: Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura e Porto Velho, visando facilitar a distribuição e o acesso dos medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário