quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O IBAMA apreendeu mais de 800 metros cúbicos de madeira ilegal na Operação Awina

Você está em: O OBSERVADOR > nacional > política

DESMATAMENTO

O IBAMA apreendeu mais de 800 metros cúbicos de madeira ilegal na Operação Awina

A operação que foi realizada na região de Ministro Andreazza no estado de Rondônia, um dos estados que mais desmatam no país, apreendeu 360 metros cúbicos de madeira ilegal, o equivalente a 14 caminhões carregados. Apreendeu também 476 metros cúbicos de c

2009-08-05 - 16:36:00 - CYNTIA DIAS/O OBSERVADOR


O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apreendeu mais de 800 metros cúbicos de madeira ilegal na operação denominada Operação Awina.

A operação que foi realizada na região de Ministro Andreazza no estado de Rondônia, um dos estados que mais desmatam no país, apreendeu 360 metros cúbicos de madeira ilegal, o equivalente a 14 caminhões carregados. Apreendeu também 476 metros cúbicos de carvão vegetal sem comprovação de origem.

Entre as espécies de madeiras nativas com mais de 500 anos que foram apreendidas na operação, e que deverão ser doadas a prefeitura de Cacoal, estão a maracatiara, o cedro e o ipê. De acordo com informações, há forte indício de que a madeira, que estava pronta para ser comercializada, tenha sido retirada de reservas indígenas, próximo de onde foi realizada a Operação Awina.

Segundo o IBAMA, enquanto era realizada a metragem da madeira, os fiscais receberam outra denúncia. Ao chegarem ao novo local, os fiscais encontraram mais de 80 toras de madeira, cerca de 200 metros cúbicos. Como provavelmente essas madeiras têm a mesma origem, o IBAMA vai procurar o proprietário da área para saber quem são os responsáveis pela madeira apreendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário