segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia de luta pelos direitos das pessoas com deficiência é comemorado na Praça Getúlio Vargas

http://www.oobservador.com/cidades/not_cid7220,0.html


Hoje, 21 de setembro, dia nacional de luta dos direitos das pessoas com deficiência é comemorado pela Associação Pestalozzi na Praça Getúlio Vargas na capital. A manhã cultural promovida pela associação traz uma amostra dos trabalhos das pessoas que portam algum tipo de necessidade especial. São trabalhos manuais como pinturas em quadros, confecção de tapetes, danças e músicas.

Segundo Helaine Trajano professora da Pestalozzi o objetivo do encontro é reivindicar os direitos dos deficientes, a acessibilidade, uma maior consciência da sociedade e um melhor olhar por parte dos governantes. A professora lembra que os portadores de necessidades especiais são pessoas capazes que fazem parte da sociedade e que precisam ser incluídos.

A Pestalozzi também tem outras preocupações como a extinção das escolas especializadas por causa do projeto de inclusão do governo federal. Helaine garante que as escolas especiais ainda são muito importantes e não se pode acabar com elas de uma hora para outra. O projeto de inclusão é bom, mas as escolas convencionais ainda não estão preparadas para atender as pessoas com deficiências, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário