terça-feira, 1 de setembro de 2009

Líder comunitário divulga projeto social

http://www.oobservador.com/cidades/not_cid6893,0.html

Elias Ferraz Oliveira, 47, conhecido como Braçal do Boxe, líder comunitário do bairro três Marias, Pombal 2, ex-lutador de boxe e técnico pela confederação brasileira de boxe divulga projeto social com crianças carentes da Zona Leste.

O ex-lutador de boxe mantém trabalho na área do esporte e lazer há 20 anos. São projetos sociais em escolinhas comunitárias nas associações de bairro na Zona Leste e em Cujubim Grande e Pequeno, distritos de Porto Velho, localizados na linha 28.

O trabalho do professor Braçal do Boxe consiste em tirar as crianças do mau convívio social, das más companhias, das drogas, da ociosidade, da prostituição infantil. Todos esses temas são debatidos durante as aulas, segundo Braçal, que fala sobre o poder do esporte na recuperação das pessoas que procuram um meio diferente para construir a vida através de alguma habilidade física.

As crianças, para o ex-lutador, são como diamantes brutos que ele precisa lapidar para tornar esses talentos ainda grosseiros atletas profissionais. Muitas vezes as habilidades dessas crianças estão adormecidas, é preciso acordá-las. Além do mais existem os benefícios na questão física e mental, cardiovascular e respiratória, enfatizou.

Braçal lançou há dois anos o projeto “Assim nasce um atleta” que foi aceito pelo governo do estado e pela UVERON (união dos voluntários de Rondônia). O apoio que o líder comunitário recebe do estado e dos voluntários ajuda a conseguir o material esportivo que as crianças precisam para treinar. São luvas de bater saco, coletes, sacos de bater, protetor de cabeça. Nada mais. O que sobra Braçal doa para outras escolinhas de bairro.

O líder comunitário conta com apoio da secretaria Tânia da SEAS (Secretaria Estadual de Ação Social) que incentiva projetos ligados ao esporte através de escolas de futebol, caratê, e no caso do líder comunitário, boxe, muay-thai e aero-boxe.

Braçal foi penta campeão rondoniense na categoria profissional, tri-campeão no amador, campeão nacional em Mato Grosso do Sul. Com muitos outros títulos regionais e estaduais o ex-lutador treina atletas de nível nacional que começaram no esporte em uma de suas escolinhas.

Alguns exemplos que deram certo podem ser citados como Charles, 18, morador da Zona Leste, tetra-campeão rondoniense de boxe na categoria médio e quarto colocado no brasileiro de 2006 em São Paulo quando tinha apenas 16 anos. Luiza Ferraz, 14, filha de Braçal tri-campeã rondoniense de boxe e campeã no Amazonas. Boliongue, 25, campeão rondoniense de boxe super pesado, campeão absoluto por quase seis anos.

Braçal parou de lutar no ringue, mas continua a luta para transformar meninos e meninas da periferia de Porto Velho e região em futuros atletas de ponta que representarão o estado em competições nacionais e quem sabe até o país em competições internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário