terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sessão na Câmara de Cacoal discute problemas do município

http://www.oobservador.com/cidades/not_cid7354,0.html


SUCURSAL CACOAL - CYNTIA DIAS - Hoje (28-09) segunda-feira em mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Cacoal foram discutidos diversos problemas que afetam a vida dos moradores do município. Entre as reivindicações mais comuns dos vereadores estão as reclamações que estes recebem da população a respeito das linhas 6, 7, 8, 12 e 13.


Não menos importante e talvez a pauta mais discutida e que causa maior constrangimento ao executivo municipal estão as reclamações a respeito do tratamento desumano que a população recebe na Unidade Mista de Saúde de Cacoal. Segundo o vereador Valdomiro Corá, vice-presidente da Câmara, casos como o da criança que deu entrada na Unidade e acabou falecendo por falta de atendimento não pode mais acontecer.

A sessão obrigatória que acontece todas as segundas-feiras entre as 18h30 e as 20h45 tem por objetivo apresentar as queixas da população através de seus representantes. Compareceram para essa sessão os vereadores Lurdes Kemper, Uri, Penha, Toninho Mazioli, vice-presidente da Câmara Valdomiro Corá, Fernando Minervino, Eusébio Brizon, primeiro secretário da mesa César Castro e Toninho da Emater. O presidente da Câmara Luis Carlos Souza, o Catatau, não estava presente.

Os vereadores enviaram ofícios e indicações para a prefeitura e para a secretaria de obras onde reivindicavam sinalização, estradas, pontes, iluminação pública adequada, saúde e educação de qualidade e ensaiaram apresentar projetos de leis.

Toninho Mazioli em seu discurso lembrou a audiência pública que ocorreu hoje pela manhã no campus da UNIR em Cacoal onde o senador Valdir Raupp e Marinha Raupp apresentaram o projeto da primeira escola técnica do município que funcionará na escola municipal Auta Raupp. O vereador fez questão de frisar a entrega de caminhões e tanques de resfriamento de leite entregues pelo senador.

Algumas das reivindicações dizem respeito principalmente as estradas. A linha seis precisa ser ampliada, as obras da linha sete estão em péssimo estado, as linhas oito, doze e treze precisam de reparos. Estas foram as reivindicações da maioria dos vereadores que compareceram ao compromisso com o povo na Câmara municipal.

Também foi citado na mesa a questão da acessibilidade. Segundo alguns vereadores, faltam instalações adequadas nos locais públicos para as pessoas portadoras de necessidades especiais. Um exemplo seria o novo ginásio de esportes que não tem acesso para cadeirantes na entrada da frente. O desrespeito pelas pessoas portadoras de necessidades existe em órgãos públicos, estacionamentos, bancos enfatizam.

Mais algumas cobranças são repassadas para o executivo municipal. Vereadores como Corazinho e Kemper cobram com mais ênfase a questão das linhas e da saúde pública.
O auditório estava lotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário