segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Trabalhadores em regime semi-escravo são resgatados de Jirau

http://www.oobservador.com/nacional/not_nac7097,0.html


Ação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Rondônia, com apoio da Polícia Federal (PF), resgatou 38 pessoas do regime de semi-escravidão na usina hidrelétrica de Jirau.

A operação iniciada no sábado (2/9) libertou os trabalhadores vindos do Maranhão contratados para trabalharem na Construtora BS, em Jacy Paraná. Durante a semana passada foram efetuadas as rescisões indiretas dos contratos, o pagamento dos valores devidos aos trabalhadores, totalizando cerca de R$ 90 mil, bem como liberados os bilhetes de passagem para o retorno dos obreiros ao estado de origem.

A ação do poder público em Rondônia reforça e dá maior credibilidade aos protestos dos trabalhadores das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau que entraram em greve neste último dia 8 terça-feira.

A greve dos trabalhadores da construção civil das usinas tinha como bandeira condições adequadas de trabalho, reajuste salarial de 10% e a concessão de benefícios, tais como assistência médica e odontológica e o direito de visita a parentes que moram em outros Estados, entre outros.

Os trabalhadores que foram resgatados na ação do MPT encontravam-se alojados em condições degradantes, contrárias às normas de proteção à saúde e segurança do trabalho. Também foi verificado que os trabalhadores recebiam propostas de salários de até R$ 1.200, mas na carteira só constava o valor do salário mínimo atual.


Com informações do MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário