sexta-feira, 3 de julho de 2009

Casamento entre pessoas do mesmo sexo

Todas as pessoas têm o direito de escolherem com quem querem casar e ter seus filhos, enfim manter uma família. A essas pessoas são dados direitos e garantias pelo Estado. No entanto, esses benefícios são negados a uma parcela da população que escolheu amar uma pessoa do mesmo sexo. A quem escolhe uma união homossexual são negados os seguintes direitos:

Herança;
Divisão de bens;
Recebimento de pensão alimentícia;
Benefícios previdenciários;
Pensões por caso de morte;
Plano de saúde conjunto;
Visitas íntimas em presídios;
Fazer declarações conjuntas de imposto de renda, entre outros.


Reconhecendo que o Estado estava privando o indivíduo homossexual do exercício de seus direitos fundamentais a Procuradoria Geral da República protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), com o fim de reconhecer em todo o país a união civil de pessoas do mesmo sexo.

Um avanço muito significativo para os homossexuais porque significa que o Brasil apóia a diversidade sexual em sua totalidade. E assim o STF ajuda a quebrar alguns dos tabus e preconceitos que corroem a sociedade e que geram discriminação e violência. A comunidade gay espera que o Supremo aceite e decida pela união homossexual civil em todo o país.


Outras nações já aceitam a união de pessoas do mesmo sexo, como: Holanda, África do Sul, Inglaterra e em alguns estados dos Estados Unidos. Algumas Igrejas também já realizam uniões homo afetivas. È o caso da Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM) que realizou um casamento gay coletivo em São Paulo no dia 13 de junho com seis casais.

Fontes:

http://www.clicabrasilia.com.br/portal/noticia_new.php?IdNoticia=106444 pesquisado no dia 03/07/2009 as 20h

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1190495-5605,00-IGREJA+REALIZA+CASAMENTO+GAY+COLETIVO+EM+SAO+PAULO.html dia 03/07/2009 as 20h

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/07/03/debate-sobre-uniao-entre-homossexuais-vai-ao-stf-201443.asp 03/07/2009 as 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário