sábado, 25 de julho de 2009

Uso abusivo de formol nos salões de beleza pode causar câncer

O uso de produtos químicos nos salões de beleza é motivo de discussões entre profissionais cabeleireiros de todo o país. O formol usado em alisamento térmico, escova progressiva, escova definitiva, algumas escovas de açúcar, entre outras, foi banido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo o cabeleireiro Joedes Soares, 37, o formol só é permitido em pequenas quantidades (entre dois e dois e meio por cento) que já vêm dentro dos produtos. Não é mais permitido ao profissional da beleza comprar o formol e fazer ele mesmo a fórmula, explicou.

O formol causa um efeito muito rápido, é momentâneo. O cliente fica satisfeito com a ação que a fórmula que contém formol causa. Porém, falou Joedes, as conseqüências podem ser a queda do cabelo, câncer, pois o formol contém substâncias cancerígenas, ou até a morte, como em um caso de suspeita de morte por uso de formol em Goiânia, enfatizou.

Joedes diz que alguns cuidados devem ser tomados pelas pessoas quando forem ao salão. Perguntar ao cabeleireiro qual o produto que ele vai usar; se esse produto tem formol e se a quantidade está dentro das normas estabelecidas pela ANVISA.


Os profissionais cabeleireiros de Rondônia começam a se mobilizar para criar uma associação com objetivo de lutar pela legalização da profissão. São um total de 40 pessoas que brigam para serem reconhecidas e saírem da informalidade o que garantiria todos os direitos concedidos a outras classes de trabalhadores que hoje os cabeleireiros não possuem.

Segundo Joedes, os cabeleireiros de Rondônia estão muito bem informados. Participam de cursos, reciclagens, viajam para outros estados, como São Paulo, por exemplo, para feiras como a Hair Brasil, Cosmoprof, entre outras, sempre em busca do aperfeiçoamento.

Já existe uma Lei que tramita no Congresso na tentativa de legalizar a profissão, mas ainda não teve resultados. Joedes enfatiza: “Falar de cabelo é falar de vida”. E completa recomendando que as pessoas sempre devem procurar um profissional capacitado para avaliar e dizer as necessidades reais dos tratamentos para cada tipo de cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário