quarta-feira, 1 de julho de 2009

Por que o diploma é importante?

Muito se tem falado a respeito da obrigatoriedade da formação superior em jornalismo para aqueles que pretendem seguir a profissão. Espero não ser muito repetitiva e espero também trazer novos elementos para essa discussão.

È sabido que em muitos países o diploma para exercer o jornalismo não é obrigatório. Mas há que se pensar a respeito disso. È preciso que se avalie as condições de cada profissional em cada país. Por exemplo, o nível de escolaridade de países como Estados Unidos, França, Alemanha, Japão entre outros, onde não é exigido o diploma, não pode ser comparado ao nível do Brasil que é baixíssimo e está ficando cada dia mais precário.

O artigo 5° da Constituição de 1988. Esclarece o seguinte:

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.

Concordo com tudo o que está escrito na Constituição. No entanto, é preciso lembramos que o jornalismo se transformou em uma profissão séria. Já não é exercida por poetas, filósofos ou funcionários públicos, pessoas com outras ocupações. Hoje as pessoas se dedicam exclusivamente à prática do jornalismo e vivem dele. A profissão ganhou um caráter técnico e exige cada dia mais do jornalista. Já não basta escrever bons textos. É preciso compreender todo o processo de comunicação que existe por trás da notícia. Isso só é conseguido dentro das faculdades.

Hoje os cursos de nível superior não oferecem tudo o que os estudantes precisam para ingressar no mercado de trabalho. A situação está assim mesmo, caótica. Agora imaginem a situação de pessoas que nem sequer se deram ao trabalho de sentar nos bancos da faculdade. A situação piora muito.

Jamais diria aqui que o Supremo Tribunal Federal – STF agiu de forma leviana. Não acredito nisso. Mas acho que os juízes decidiram sobre a vida de milhares de profissionais diplomados e de estudantes de jornalismo sem analisar e averiguar corretamente os prós e contras que esta questão causaria.

Nós somos um país de terceiro mundo. Em desenvolvimento, é verdade. Mais ainda sim de terceiro mundo. A educação é péssima. O acesso a educação ainda tem barreiras que parecem intransponíveis. Não dá para achar que todo mundo é autodidata e aprende sozinho. A academia tem sim sua importância. E hoje ela é fundamental.


Fonte:

http://www3.dataprev.gov.br/SISLEX/paginas/22/Consti.htm pesquisado em 01/07/2009 às 19h22

Nenhum comentário:

Postar um comentário