quarta-feira, 22 de julho de 2009

Intereclesial traz cerca de três mil pessoas para Capital

Encontro Mundial

Intereclesial traz cerca de três mil pessoas para Capital

A cidade de Porto Velho é sede do 12°Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) que teve abertura ontem (21) às 19h com missa e apresentação de grupos folclóricos da região e termina no dia 25, na sexta-feira

2009-07-22 - 10:17:00 - CYNTIA DIAS/O OBSERVADOR


A cidade de Porto Velho é sede do 12°Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) que teve abertura ontem (21) às 19h com missa e apresentação de grupos folclóricos da região e termina no dia 25, na sexta-feira.


O evento está caracterizado pelo uso de símbolos. O SESI, localizado na Avenida Rio de Janeiro com Avenida Rio Madeira, agora se chama Porto. Foi um dos locais escolhidos para a celebração do evento. As escolas escolhidas para sediar o Intereclesial foram chamadas rios. E as canoas, que também se referem à simbologia regional, são exatamente as salas desses rios (escolas).


De acordo com Maria Aparecida Moreira, secretária do 12° Intereclesial, uma das poucas pessoas a serem contratadas de forma emergencial para trabalhar no evento já que 99% são voluntários, falou da importância do encontro. O evento é uma troca de experiências entre as 17 regionais das CEBs, cristãos de todo o país, América Latina, e países como a Holanda, Inglaterra, Estados Unidos, África do Sul, enfim de todas as partes do mundo se fazem presente neste evento, disse Maria Aparecida.


O objetivo do Intereclesial é promover a união entre as várias religiões na busca pela paz, afirmou. Chegaram cerca de 60 ônibus de todo o Brasil com uma média de três mil pessoas para participarem das celebrações. Hoje a partir das 9h da manhã o evento continua fora do porto (SESI) e dentro dos rios (escolas).


Os rios assim denominados para receberem o 12° Intereclesial de CEBs são: a escola Marcelo Cândia que recebeu o nome de Guamá; a Associação São Tiago (Gurupi); Colégio Dom Bosco (Tapajós); Maria Auxiliadora (Tocantins); Laura Vicunha (Purus); Santa Marcelina (OSEM) (Juruá); Mojuca (Madeira); Vicente Rondon/ Fatec (Guaporé); Faculdade Católica (Jari); Pro Ensino (Oiapoque); São Domingos Sávio (Araguaia) e Ensino Mineiro (Itacaiunas).


O encontro terá encerramento sexta-feira (25) com missa às 17h no Estádio Aluísio Ferreira celebrada pelo Arcebispo de Porto Velho Dom Moacyr Grechi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário