quarta-feira, 22 de julho de 2009

II Campanha Nacional Contra o Câncer de Pênis em Porto Velho começou hoje

Você está em: O OBSERVADOR > nacional > política

CÂNCER DE PÊNIS

II Campanha Nacional Contra o Câncer de Pênis em Porto Velho começou hoje

Pesquisa da SBU mostrou que 81,62% dos casos de câncer de pênis acometem homens acima de 46 anos. O Norte e Nordeste juntos têm mais de 50% dos casos. Ainda de acordo com a SBU, são realizadas por ano cerca de mil amputações de pênis pelo SUS

Começou hoje a II Campanha Nacional Contra o Câncer de Pênis em Porto Velho. A campanha vai se estender por três dias, de 22 a 24 de julho. Em Rondônia a campanha é comandada pelo médico urologista Francisco Novais (presidente da SBU – seccional Rondônia) e equipe que estarão atendendo a comunidade a partir das 9h da manhã esclarecendo sobre a importância da higienização dos homens para evitar doenças nos órgão genitais e sobre a necessidade das visitas que devem ser feitas periodicamente ao urologista.


Entre as ações previstas durante a campanha está a distribuição de panfletos em dois pontos da cidade. A campanha está acontecendo na Avenida Jorge Teixeira com Carlos Gomes, rodoviária, e Avenida Calama com Rio Madeira, Shopping Porto Velho. Serão usadas faixas, cartazes e panfletos educativos.


A campanha é sediada no Hospital de Base localizado na Avenida Jorge Teixeira s/n próximo a clínica Osvaldo Cruz na capital. A tenda está armada em frente ao HB preparada para receber a equipe de urologistas encarregada de fazer os devidos esclarecimentos sobre a prevenção do câncer de pênis para a população.


De acordo com Francisco Novais, encarregado da Campanha em Rondônia, esse trabalho de conscientização envolve todos os médicos urologistas do Estado. Em nível de Brasil, a campanha de incentivo para que os homens (crianças, jovens, adultos e idosos) comecem a cuidar da higiene e a visitar o médico urologista é o principal objetivo da campanha.


No dia 26 acontece um mutirão em seis capitais brasileiras para realização de cirurgia de fimose. Natal, Fortaleza, Recife, Aracajú, Salvador e Maceió foram as cidades escolhidas, segundo Novaes.


Segundo levantamento da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) realizado em 2007, o câncer de pênis se tornou uma patologia muito freqüente no Brasil.


Pacientes de baixa renda, não circuncidados ao nascimento, de cor branca, moradores das regiões Norte e Nordeste e que demoram a procurar assistência médica especializada ao notar feridas no pênis são a parcela da população que mais tem sofrido com doenças relacionadas aos órgãos genitais masculinos.


A pesquisa da SBU mostrou ainda que 81,62% dos casos de câncer de pênis acometem homens acima de 46 anos. O Norte e Nordeste juntos têm mais de 50% dos casos. Ainda de acordo com a SBU, são realizadas por ano cerca de mil amputações de pênis pelo SUS (Sistema Único de Saúde).


De acordo com Novaes, a II Campanha Nacional começou ontem em todo o país com exceção de Porto velho que começou hoje por causa de uma série de problemas com o material gráfico usado na campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário