quarta-feira, 22 de julho de 2009

Intereclesial: O mundo voltado para a Amazônia

Você está em: O OBSERVADOR > nacional > política

IGREJA ENCONTRO MUNDIAL EM PORTO VELHO

Intereclesial: O mundo voltado para a Amazônia

Alguns dos assuntos que serão discutidos nesse evento dirão respeito a melhores condições de vida e sustentabilidade ambiental para indígenas, ribeirinhos, quilombolas e camponeses

2009-07-21 - 09:22:00 - Alexandre Araujo e Cyntia Dias/O Observador


Começa hoje a abertura do 12° Intereclesial das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) que vai até o dia 25 deste mês. O evento coordenado pelo padre Luiz Ceppi contará com a presença de três mil pessoas já inscritas. O tema do evento será: “CEBs, Ecologia e missão”.


Alguns dos assuntos que serão discutidos nesse evento dirão respeito a melhores condições de vida e sustentabilidade ambiental para indígenas, ribeirinhos, quilombolas e camponeses.


A construção das Usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, o desmatamento acelerado, as condições precárias de algumas das populações tradicionais da Amazônia são alguns dos motivos que levaram a Igreja a escolher a cidade de Porto Velho como sede deste 12° encontro intereclesial da comunidade cristã.


A coordenação do evento realiza trabalho de prevenção e orientação junto às autoridades de saúde do estado de Rondônia em relação à gripe (H1N1) conhecida como gripe suína. O padre Ceppi, coordenador do Intereclesial, disse em entrevista ao jornal O Estadão do Norte que as caravanas com as delegações estavam chegando aos poucos com paradas estratégicas para descanso em alguns municípios e que os ônibus seriam averiguados nos aeroportos. A fiscalização será realizada pela Agência de vigilância Sanitária (Agevisa), garantiu o padre.


O bispo Dom Moacyr Grechi juntamente com os coordenadores Padre Luiz Ceppi e Magda Gonçalves Melo de Almeida e os assessores Udolino Falavigna e padre Geraldo Siqueira de Almeida formam a base do secretariado que comanda o evento cristão.


A coordenação do evento conta com dez equipes de serviços trabalhando voluntariamente para preparar hospedagem, liturgia, saúde, alimentação, animação, oficinas criativas e ornamentação.


Fortalecer a mística e organização das comunidades cristãs, celebrar e animar a caminhada da CEBs no Brasil e na América Latina bem como fomentar o diálogo ecumênico e inter-religioso a partir das bases que se estabelecem no Intereclesial fazem parte de algumas das obrigações do secretariado comandado pelo Bispo D. Moacyr Grechi.


O evento 12°Intereclesial na Amazônia promete trazer uma grande leva de cristão do Brasil inteiro para a capital de Rondônia. As caravanas estão chegando de todas as partes do país para celebrar o encontro da comunidade católica nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário