segunda-feira, 20 de julho de 2009

Verão aumenta casos de doenças respiratórias e gastrointestinais em crianças

Você está em: O OBSERVADOR > nacional > saúde

SAÚDE

Verão aumenta casos de doenças respiratórias e gastrointestinais em crianças

A doutora Marilene Penati, diretora do Hospital Infantil Cosme e Damião, diz que é normal aumentar a demanda de crianças com casos de doenças respiratórias e gastrointestinais como diarréias, por exemplo, por causa da temperatura alta e que o hospital est

2009-07-20 - 11:42:00 - CYNTIA DIAS/O OBSERVADOR


Essa época do ano quando o calor aumenta por causa do verão têm-se um aumento considerável dos casos de doenças respiratórias como asma, bronquiectasia e a bronquite.


Aumentam especialmente os casos de doenças pulmonares. As doenças que fazem parte desse grupo são as atelectasia, as doenças pulmonares intersticiais, neoplasias pulmonares, tuberculose pulmonar, hipertensão pulmonar, pneumopatias obstrutivas, pneumonia, pneumopatias fúngicas, pneumopatias parasitárias, entre outras.


A doutora Marilene Penati, diretora do Hospital Infantil Cosme e Damião, diz que é normal aumentar a demanda de crianças com casos de doenças respiratórias e gastrointestinais como diarréias, por exemplo, por causa da temperatura alta e que o hospital está conseguindo atender a todos os casos. Resfriados e bronquites relacionados a problemas pulmonares, bem como as Náuseas, vômito, sensação de queimação na boca e gosto estranho ou incomum que dizem respeito às doenças do sistema gastrointestinal são também recorrentes essa época do ano, afirmou.


Pessoas com alergias respiratórias devem manter sua atenção redobrada. Alguns conselhos para evitar esse tipo de doença são manter o ambiente livre de poeira e evitar cortinas e tapetes. Os travesseiros de espuma são os mais recomendáveis e os edredons devem ser usados no lugar de mantas ou cobertores de lã. São recomendáveis ainda colchas e cobertores antialérgicos. Revestimento plástico em almofadas e travesseiros também é um cuidado, entre outros, que pode ser tomado para evitar as doenças respiratórias.


Marilene diz que queimadas nas florestas ou até mesmo aquele lixo que as pessoas ainda teimam em queimar no quintal das casas também são causadores das doenças respiratórias.


As doenças gastrointestinais podem ser evitadas mantendo-se uma boa alimentação. Devem-se evitar, segundo Marilene, os alimentos industriais como refrigerantes e enlatados e optar por alimentos mais saudáveis como frutas e verduras. Deve-se ingerir também bastante líquido, como água e sucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário