quinta-feira, 16 de julho de 2009

Um dia na Central de Polícia da Capital

Você está em: O OBSERVADOR > nacional > polícia

POLÍCIA

Um dia na Central de Polícia da Capital

Segunda-feira, 13 de setembro. Manhã tumultuada na SESDEC, Central de Flagrantes da Polícia Civil. Mães, filhas, esposas vêm em prantos procurar parentes presos em função de terem cometido algum delito. Os casos mais comuns são porte de drogas, furtos, ro

2009-07-13 - 14:46:00 - CYNTIA DIAS -


Segunda-feira, 13 de setembro. Manhã tumultuada na SESDEC, Central de Flagrantes da Polícia Civil. Mães, filhas, esposas vêm em prantos procurar parentes presos em função de terem cometido algum delito. Os casos mais comuns são porte de drogas, furtos, roubos, embriaguês no trânsito. Mas há casos mais graves como homicídios.

Não seria possível descrever todos em função da grande quantidade de ocorrências registradas diariamente na Central. Porém, alguns casos merecem destaque e valem à pena serem transcritos a título de informação.

A ocorrência número 4804/2009 diz respeito à falta de habilitação. O caso aconteceu na Estrada do Belmont com a Rua Israel no Bairro Nacional. Para atender a essa ocorrência o CIOP (Centro Integrado de Operações Policiais) designou a guarnição composta pelos Policiais Militares Telma Jorge da Costa, 39, juntamente com os PMs Eusébio Queiroz Souza, 31, e Diógenes. Todos da CIA de Trânsito.

Tratava-se de uma colisão entre os veículos de placa NDJ-9039, marca Volvo conduzido por Ademir Francisco Acher com o carro de placa NBG-2013 marca GM, conduzido por Siono das Neves Braga, 23, ajudante de carga. O acidente causou danos materiais em ambos os veículos. Braga informou aos policiais que não possuía habilitação. Por esse fato, recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Central de Polícia para prestar esclarecimentos. Depois do ocorrido, o veículo de placa NBG-2013 é removido para o pátio do DETRAN (Departamento de Trânsito).

Este outro caso é de estelionato e ocorreu na Rua Pinheiro Machado no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto. De acordo com a ocorrência 4784-2009 a guarnição composta pelo Sargento PM Célio José da Costa Moura, 47, PM Marques e Araújo, todos do 1° BPM, por determinação do CIOP deslocaram-se até o local do fato para prestar apoio a equipe do (PV 5) Policiamento velado 5° BPM.

No local, a equipe policial aborda o veículo Pálio placa NCJ-3385 com Anderson Ferreira do Nascimento, 36, Nailson Ferreira da Silva e Romaikon Barroso dos Santos, 23. Os policiais encontraram vários objetos recém comprados pelos suspeitos. A guarnição constata, então, que as compras foram feitas com o cartão de crédito de Isaac N.M.C. Os suspeitos informaram que não conheciam o dono do cartão, mas que já haviam feito compras com ele.

Nascimento, Silva e Santos disseram que havia mais objetos em suas casas. A guarnição encontrou em um dos telefones apreendidos senhas e números de CPF. Além dos objetos já apreendidos como celulares, notebooks, notas fiscais, também foram encontrados papéis com anotações de dados pessoais. A polícia acredita que para confecção de novos cartões de crédito.

Os policiais foram informados pelo proprietário do veículo que disse o haver emprestado para o cunhado Reinaldo da Paz Martins e que quando foi buscar Reinaldo encontrava-se embriagado e não se lembrava de ter pegado o carro.

Durante o registro da Ocorrência a testemunha Eulesson Almeida, 21, piscineiro, ligou para o celular apreendido e perguntou se as compras tinham dado certo. A guarnição do CPOC juntamente com a PV 5 conseguiu localizar Almeida e apresentá-lo como testemunha.

Os Três acusados receberam voz de prisão e foram encaminhados a SESDEC.

Outro caso, também bastante comum, ocorreu na Rua Raimundo Cantuária com Avenida Mamoré. Segundo Ocorrência 4795-2009 registrada na Central de Polícia, Ronaldo Barbosa de Moraes, 28, motorista foi conduzido a SESDEC por suspeita de ter mandado de prisão. Na delegacia contatou-se que realmente o suspeito já tinha mandado. Moraes recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao presídio Urso Branco.

Esses são alguns dos casos mais comuns. Além, claro, de assaltos, estupros, seqüestros, homicídios, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário